Estudar em Portugal: com e sem nota do ENEM


São ótimas as possibilidades para o estudante iniciar o processo de aceitação em uma das Universidades de Portugal, ainda este ano.

Estudar na Europa não é mais um sonho distante, Como Estudar em Portugal (CEP) traz a você os caminhos legais para sua graduação em Portugal, um dos países que o estudante encontra qualidade de ensino, segurança e ótimas condições de vida. Portugal é considerado a melhor porta para essa nova experiência social e profissional na Europa.

Com nota do ENEM

Como informamos anteriormente, a partir de janeiro de 202, mais de 50 universidades vão aceitar a nota do ENEM para ajudar no ingresso nas instituições de ensino Portuguesa. O candidato pode usar as notas dos três últimos anos do exame (algumas universidades/cursos aceitam a nota de qualquer ano do exame), mas não pode ter dupla cidadania. Cada Universidade tem um critério de nota mínima, em geral, acima de 475 pontos nas provas específicas e mínimo de 500 pontos na prova de redação.

O estudante precisa ter no currículo estudantil a carga horária e notas mínimas exigidas para ingresso na instituição. Lembrando que as notas no Brasil vão de 0 a 10 e em Portugal de 0 a 20, assim é necessário fazer a conversão para atingir a nota mínima.

Os documentos mais comuns solicitados pelas universidades:

  • Cópia do documento de identificação (passaporte);

  • Cópia do comprovante de conclusão do ensino médio;

  • Cópia do documento com as notas do ENEM;

  • Declaração de que cumpre todos os requisitos necessários para a candidatura;

  • E outros documentos exigidos no edital do curso.

Sem nota do ENEM - Ano Zero

Ano zero é uma outra forma de estudar em Portugal. É um curso preparatório para entrar na graduação em Universidade Portuguesa, dura em média um ano. Funciona como um intensivão para estudantes. Os critérios para cursar o ano zero, são:

  • Não tenham efetuado ENEM reconhecido pela universidade em Portugal;

  • Tenham feito ENEM, mas não tenham nota mínima aprovação;

  • Tenham feito ENEM há mais de 3 anos.

O estudante precisa atingir as notas mínimas para ingresso na graduação escolhida. O programa é feito de acordo com o curso universitário que o aluno quer fazer, e as disciplinas serão direcionadas para que preparem os estudantes para esta graduação.

Universidades que possuem o programa ano zero

Não são todas as instituições que aceitam o estudante por meio do “Ano Zero”, veja abaixo algumas das universidades que atualmente contam com o programa para os estudantes internacionais:


Sem nota do ENEM

Algumas Universidade Portuguesas, estão aplicando provas específicas para estudantes brasileiros que não possuem nota do enem, mas para isso o candidato deverá fazer a equivalência do ensino médio e ter nota mínima na prova aplicada.


Os documentos mais comuns solicitados pelas universidades que aplicam provas:

  • Cópia do documento de identificação (passaporte);

  • Cópia do comprovante de conclusão do ensino médio;

  • Equivalência do ensino médio;

  • Declaração de que cumpre todos os requisitos necessários para a candidatura;

  • E outros documentos exigidos no edital do curso.

Já falamos aqui sobre como fazer a equivalência do ensino médio em Portugal - clique aqui para saber todos os detalhes.


A equipe do Como Estudar em Portugal (CEP) , tem parceria com a Universidade Europeia, que é um das principais universidades portuguesas que aceita a candidatura de estudante brasileiro sem nota do enem. Se quiser ingressar em um dos cursos ministrados pela Universidade Europeia, entre em contato com a nossa equipe, pois faremos todo o processo sem custo de assessoria.


#ENEM #EnemPortugal #ENEMEuropa #ComENEM #SemENEM #comoestudaremportugal #EstudarnaEuropa #AnoZero #UniversidadesPortuguesas #ValordocursoemPortugal

Quem somos

CEP - Como Estudar em Portugal  auxilia os estudantes brasileiros, desde a sua escolha de curso, universidade, inscrição à candidatura, documentos, vistos, moradia e todo o planejamento para realizar o sonho de fazer uma universidade no exerior.

Leia Mais sobre o CEP

Facebook

Instagram

Contato
CEP Como Estudar em Portugal
Cnpj: 10.399.226/0001-60
BRASIL
+55 11 3777 9356
PORTUGAL

+351 224 955 311

WHATSAPP

+55 11 9.9281 0880