A partir de 2020, 41 instituições de ensino Portuguesas vão aceitar o Enem para ingresso de estudantes brasileiros.
O estudante brasileiro interessado em ingressar em universidade Portuguesa pode (e deve) usar a nota do ENEM para se qualificar no curso escolhido. A nota de corte vai variar de acordo com o curso e com a instituição. Outra questão importante é que a classificação nos países é bem diferente: em Portugal vai de 0 a 200. No Brasil, de 0 a 1.000 pontos. Desde 2014 algumas universidades lusitanas aceitam essa forma de pontuação, hoje são cerca de 41 instituições que aceitam a nota do exame nacional.
Uma das universidades mais cobiçadas de Portugal é a de Coimbra, para se candidatar aluno precisa, no mínimo, de nota 600 em cada prova do ENEM. Outras instituições aceitam notas diferentes, a partir de 500 pontos de redação e 475 de outras provas, por isso é importante consultar “Como Estudar em Portugal” para saber se a sua nota é suficiente para se candidatar e quais os trâmites devem ser seguidos.
Vale esclarecer que o cidadão brasileiro que desejar ingressar em universidade Portuguesa por meio do Enem, precisa ter concluído o ensino médio e não pode ter nacionalidade Portuguesa e nem de nenhum dos países membros da União Europeia.
Para que a instituição de ensino aceite o nosso Exame Nacional do Ensino Médio é necessário que ela tenha firmado parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para consultar a lista de instituições, acesse: