top of page

Transferência de curso superior do Brasil para Portugal

Atualizado: 25 de ago. de 2021


Como Estudar em Portugal mostra a você os caminhos legais para concluir seu curso na Europa e dar aquela guinada na sua formação.

Vamos iniciar este artigo questionando: vale a pena transferir um curso em andamento no Brasil para Portugal? A resposta é, depende! Depende principalmente do semestre que você esteja cursando. Isto porque, será exigido que você faça no mínimo 50% do curso em Portugal, sendo assim, se o seu curso já estiver prestes a ser concluído no Brasil é válido concluir e partir para o mestrado em Portugal.

Contudo, se no seu caso, você está nos primeiros semestres da graduação e deseja ir para uma universidade melhor ou melhorar sua formação, será valiosa a experiência internacional no seu currículo. Até porque o estudante que muda para Portugal, tem a vantagem do custo da educação ser menor, contar com a excelência na qualidade do ensino e ter um diploma válido nos países que compõem a união europeia.

O processo de transferência, não é uma transferência direta, é uma candidatura normal, que inicia na disponibilização da vaga na universidade, passa pela análise das notas de cada matéria cursada (também há a análise do ingresso na universidade brasileira, de ementas acadêmicas para creditar as disciplinas já cursadas) e vai até a apresentação de uma série de documentos para que o aluno saiba em que período irá estudar em Portugal. Como Estudar em Portugal te ajuda nesse passo a passo burocrático para que você chegue para estudar sem nenhum entrave legal.


Para brasileiros o ideal é se candidatar através do processo de estudante internacional com a nota do ENEM e se for aprovado, no ato da matrícula deverá pedir a creditação do que já foi estudado no Brasil.


Para estudantes com dupla nacionalidade europeia, o processo será diferente, a candidatura deverá ser através do processo mudança a par.


A creditação será uma análise exclusiva e única da universidade portuguesa, não há garantias que o pedido de creditação será de 100% aprovado, mesmo porque os cursos portugueses não são idênticos aos cursos brasileiros, então se estiver preparado para se candidatar ao processo de mudança a par, procure um curso com plano de estudos similar ao seu curso no Brasil.


Período de transferência Os processos de candidaturas começam a partir de dezembro, porém as aulas iniciam apenas em Setembro do respectivo ano letivo.


 

6.931 visualizações

Comments


bottom of page