Estudar Medicina em Portugal


O curso de medicina é um dos mais concorridos do mundo. Ser médico é o objetivo de muitos estudantes brasileiros que buscam alternativas para conseguir estudar medicina fora do Brasil.


Como estudar Medicina em Portugal?


Neste momento o estudante brasileiro só pode estudar Medicina em Portugal, se cumprir uma das 3 hipóteses:

  1. O estudante deve ter a cidadania europeia;

  2. Brasileiros que residam no país por, pelo menos, 2 anos ininterruptos e completos até o dia 31 de agosto do ano letivo que pretende iniciar;

  3. Para quem adere ao estatuto da igualdade, solicitação que pode ser feita a partir dos 6 meses vivendo no país, mas que demora, em média, 8 meses para ser concedida..

Mas, isso pode mudar em breve, pois o Governo de Portugal estuda a possibilidade de abrir vagas para estudantes internacionais, para o curso de Medicina. A medida poderia atrair estudantes de nacionalidades não europeias que desejam realizar a graduação no país. Ainda não há parecer sobre o tema ou quando poderia entrar em vigor.


Pode usar o ENEM para estudar medicina em Portugal?


Muitos procuram o CEP para o planejamento de estudos em Portugal, e se deparam com a informação de que para o curso de medicina não é possível o uso da nota do ENEM. Para estudar medicina em Portugal, você deverá cumprir uma das 3 hipóteses explicadas no texto, fazer a equivalência do ensino médio e fazer o exame nacional e concorrer à vaga como os portugueses fazem.


Pode transferir curso de Medicina do Brasil para Portugal?


Existe a possibilidade de transferir a graduação da maioria dos cursos do Brasil para Portugal. Mas, no caso do curso de Medicina, tendo em vista a limitação para o ingresso de estudantes estrangeiros, o mesmo se aplica para a transferência. Portanto, se você não tem cidadania europeia, não é possível.

Ao invés de transferir a graduação, para estudar Medicina em Portugal é possível realizar períodos de mobilidade acadêmica, que permitem realizar parte do estudo no país.


Quanto custa o curso de Medicina em Portugal


Em Portugal, apenas as universidades públicas são credenciadas para lecionar o curso de Medicina. Os valores da propina anual vão de 607 euros a 871 euros.


Onde estudar Medicina em Portugal?


- Universidade do Porto

A Universidade do Porto é uma das principais do país. A Faculdade de Medicina, oferece 245 vagas anuais, e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, com 155 vagas.


- Universidade de Lisboa

O curso de Medicina da Universidade de Lisboa é ministrado pela Faculdade de Medicina da ULisboa. São 295 vagas anuais para o mestrado integrado


- Universidade de Coimbra

O curso de Medicina na Universidade Coimbra oferece 255 vagas anualmente para ingresso.


- Universidade do Minho

A UMinho em Braga, é posicionada como um dos melhores cursos de Medicina do país. São 120 vagas anuais destinadas aos estudantes nacionais.


- Universidade do Algarve

O curso de Medicina na Universidade do Algarve, oferece apenas 48 vagas.


Se precisar de ajuda profissional para planejar seus estudos em Portugal, entre em contato com a nossa equipe.





Quem somos

CEP - Como Estudar em Portugal  auxilia os estudantes brasileiros, desde a sua escolha de curso, universidade, inscrição à candidatura, documentos, vistos, moradia e todo o planejamento para realizar o sonho de fazer uma universidade no exerior.

Leia Mais sobre o CEP

Facebook

Instagram

Contato
CEP Como Estudar em Portugal
Cnpj: 10.399.226/0001-60
SÃO PAULO
Rua Flórida, 1.758 - 9º andar
Brooklin - São Paulo - SP
+55 11 3777 9356
PORTO

Avenida de França, 256, Loja 46

Edifício Capitólio - 4050-278

Porto - Portugal

+351 224 955 311

Parceiros