Quem somos

CEP - Como Estudar em Portugal  auxilia os estudantes brasileiros, desde a sua escolha de curso, universidade, inscrição à candidatura, documentos, vistos, moradia e todo o planejamento para realizar o sonho de fazer uma universidade no exerior.

Leia Mais sobre o CEP

Facebook

Instagram

Contato
CEP Como Estudar em Portugal
Cnpj: 10.399.226/0001-60
SÃO PAULO
Rua Flórida, 1.758 - 9º andar
Brooklin - São Paulo - SP
+55 11 3777 9356
PORTO

Avenida de França, 256, Loja 46

Edifício Capitólio - 4050-278

Porto - Portugal

+351 224 955 311

Parceiros

Como validar diploma de médico brasileiro em Portugal

 

Para o médico brasileiro exercer a profissão em Portugal é obrigatório realizar a validação do diploma do curso superior e fazer provas em Portugal.

 

Sugerimos tentar a validação comprovando uma experiência profissional superior há 3 anos e com a residência médica concluída, porque em Portugal o tempo de residência é de 5 a 7 anos.

 

Os médicos em Portugal (e na Europa como praticamente um todo, depois da ratificação da Declaração de Bolonha pelos países) se formam com o grau acadêmico de mestre. Estes profissionais no Brasil, porém, se formam com o Grau acadêmico de  bacharelado.

 

Para validar o seu diploma, deverá escolher e entrar em contato com uma universidade portuguesa ou se precisar de assessoria clique aqui.

 

Em 2019, houve modificação em relação a candidatura, que é feita a qualquer momento e a expectativa é que as universidades continuem realizando um único processo por ano com datas semelhantes às do edital de 2018. Sendo assim, o primeiro exame deve acontecer no início de 2020. 

 

A universidade tem um prazo de 90 dias para análise da documentação e para informar se a sua validação será aceita e quais serão os próximos passos.

 

A candidatura  é destinada aos médicos nacionais ou internacionais que realizaram suas faculdades em universidades fora da União Europeia.

 

Opções das universidades portuguesas:

 

Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior

 

Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa

 

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

 

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
 

Faculdade de Medicina da Universidade do Minho

 

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
 

Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar

 

 

 

O procedimento de equivalência em 2018 foi dividido em quatro fases:

  1. Aprovação de documentação

  2. Prova teórica

  3. Prova prática

  4. Defesa presencial de um trabalho perante uma banca de professores médicos e uma dissertação, monografia ou relatório curricular.

 

A nota mínima necessária na banca é 10 (em Portugal a nota máxima é 20). Se o médico, porém, já tiver mestrado ou doutorado, ele pode, a critério da universidade, ser isentado desta defesa.

 

Após a equivalência do diploma na universidade é necessário fazer a inscrição na Ordem dos Médicos de Portugal e comprovar que possui mais de 3 anos de atividade médica para poder pedir a autonomia de trabalho como médico geral em Portugal.

 

Só depois de estar inscrito na Ordem dos Médicos de Portugal, o profissional poderá iniciar o processo de equivalência da especialização médica. Cada especialização tem um processo diferente.

 
Tempo total da validação
O processo de validação do diploma poder levar cerca de 13 a 15 meses para ser concluído.

 

 

Como trabalhar em Portugal?

Como o procedimento é acadêmico, a simples validação não habilita o profissional a exercer a sua carreira em Portugal. Ele deve se inscrever na Ordem dos Médicos. A vantagem, porém, da revalidação prévia, consiste na possibilidade de você ter esta inscrição no órgão de classe médica facilitada também para outros países, podendo o profissional optar por um exercício múltiplo de sua profissão, em vários países da Europa.

 

Após a validação do diploma, é possível trabalhar quem tem a cidadania europeia, ou então o imigrante brasileiro (sem cidadania) deve solicitar o pedido de visto de trabalho no Consulado de Portugal no Brasil. O pedido leva cerca de 90 dias para ser analisado.

 

Precisa de assessoria para a sua candidatura?  Clique aqui 

 

 

Please reload