
O curso de medicina é um dos mais concorridos do mundo. Ser médico é o objetivo de muitos estudantes brasileiros que buscam alternativas para conseguir estudar medicina.
Os cursos de Medicina em Portugal são oferecidos pelas universidades públicas portuguesas e o Governo Português não permite a candidatura para o estudante internacional.
Como estudar medicina em Portugal? É possível?
Sim, é possível, mas há algumas condições exigidas pelo Governo Português que devem ser comprovadas pelo estudante internacional.
1. Residir Legalmente em Portugal há mais de 2 anos (sem interrupção)
O candidato deverá ter a autorização de residência válida, NIF, entre outros documentos que comprovam que reside em Portugal há mais de 2 anos legalmente. É importante informar que, no mínimo, estes 2 anos deverão estar completos até o dia 31 de Agosto do ano letivo que pretende estudar na universidade.
2. Solicitar o Estatuto de Igualdade de Direito e Deveres
Para solicitar este estatuto, deve residir em Portugal durante 6 meses e após este período deve fazer o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres.
O prazo médio para obter o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres, pode levar 6 a 8 meses, e somente após receber tal estatuto é que poderá fazer a inscrição no Concurso Nacional para prestar o exame, e assim, concorrer a uma vaga em Medicina.
3. Ter dupla cidadania de um país membro da União Europeia.
Se o candidato tiver dupla cidadania de um país membro da União Europeia, não será considerado estudante internacional e poderá fazer a inscrição no Concurso Nacional para qualquer curso, incluindo medicina. É muito importante saber que, o estudante brasileiro com dupla cidadania, não poderá usar a nota do ENEM para outros cursos.

Em todas condições apresentadas acima (1,2 ou 3), o candidato que completou o ensino médio fora de Portugal, deverá apresentar a equivalência Diploma/Certificado de conclusão e Histórico escolar do ensino médio junto a escola secundária em Portugal.
Para solicitar a equivalência Diploma/Certificado de conclusão e Histórico escolar do ensino, fale com a equipe do Como estudar em Portugal e conte com a nossa assessoria para te ajudar.
