top of page

11 motivos para estudar em Portugal


Educação, qualidade de vida, baixos índices de criminalidade, conheça os principais motivos para estudar e morar em Portugal.

Depois de um período de forte crise econômica, Portugal vem crescendo em todas as áreas o que tornou o país uma ótima opção para viver. Por isso, Como Estudar em Portugal (CEP) listou abaixo 11 motivos para você arrumar suas malas e partir rumo às terras lusitanas;

1. Educação de excelência

Desde os anos 2000 a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) avalia a qualidade da educação nos países membros da união europeia, Portugal é o único país que melhora a cada ano. Cinco de suas universidades figuram entre as 500 melhores do mundo. Essa ascensão começou desde que o investimento na educação passou a ser nas bases do ensino, já na pré-escola, até o ensino superior.

2. Oportunidade de emprego

Profissionais ou estudantes universitário tem boas chances de encontrar oportunidade em Portugal. De acordo com a OCDE, com o aumento das exportações, novos investimentos e consumo interno, Portugal tem uma das maiores taxas de emprego para estrangeiros em toda a Europa. Áreas de tecnologia, saúde, construção, direito, entre outras, oferecem excelentes oportunidades.

3. Custos Baixos Entre os países membros da união europeia, Portugal possui um dos menores custos de vida. Com salário mínimo de 600€ (cerca de R$ 2700,00), a maior despesa para o estrangeiro é a moradia e as altas taxas de impostos, porém, o brasileiro que decide morar em Portugal pode conseguir redução de 20% no imposto de renda e até isenção de tarifa.

4. Fácil de Viajar

Com estradas excelentes, a viagem partindo de Portugal é um experiência muito interessante e enriquecedora, mas essa não é a única facilidade que o país oferece. Viajar de avião, trem e até de navio são possibilidades muito agradáveis tanto no aspecto econômico, quanto quando pensamos na experiência social e cultural.

5. Conhecer novas culturas

O Português tem hábitos e tradições muito particulares, as novas experiências para os estrangeiros vão desde peculiaridades linguísticas, passam por uma culinária saborosa e chegam a beleza dos azulejos e arquitetura, uma galeria de arte a céu aberto. Toda essa informação social e cultural permite a quem decide morar e estudar em Portugal ampliar seus horizontes e melhorar, muito, seus conhecimentos e vivência cotidiana.

6.​ Segurança

De acordo com estudo da Global Peace Index (GPI), Portugal é o quarto país mais seguro do mundo. O Brasil ocupa a posição 106° neste ranking. Crimes mais violentos não são comuns, isso porque o país investe pesado em prevenção. A maior parte do investimento das forças policiais é em inteligência para que ações criminosas sejam desarticuladas antes mesmo de acontecer.

7. Qualidade de Vida

Saúde de qualidade, educação de excelência, baixos índices de criminalidade, sombra, água fresca, comida boa, bons vinhos são vários os fatores que tornam Portugal um ótimo lugar para viver. Comparado ao Brasil ou até mesmo outros países da Europa, Portugal é uma das melhores opções para quem deseja viver sozinho ou buscar um novo lar para morar com a família.

8.​ Reconhecimento do diploma na união europeia

Segundo o Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (TFUE), há o reconhecimento mútuo do diploma conquistado em um dos Estados-Membros dos países do bloco. Isso significa que o diplomado em Portugal pode estabelecer-se em um dos 28 países que compõem a união europeia.

9. Lazer e Diversão

Portugal contempla todos os gostos e todas as idades quando o assunto é lazer e diversão. As opções vão de passeio de charrete até luxuosos cassinos. Com a pujança na economia Portuguesa, a vida noturna no país vem crescendo e se modernizando, “culpa” do aumento significativo na quantidade de estrangeiros vivendo no país, ávidos por novas experiências, em todos os departamentos, nas terras lusitanas.

10. Gastronomia

Citada anteriormente neste artigo como um dos pontos altos da qualidade de vida e da cultura Portuguesa, a culinária em Portugal é rica, saborosa e muito diversa, visto que há uma boa gama de opções entre salgados e doces. Os portugueses consomem muitos peixes, frutos do mar, azeites, azeitonas e legumes.

11. ​Experiência Internacional

Incluir a vivência internacional à sua formação profissional, agrega de maneira muito especial e ampla ao seu dia a dia, depois de formado (a). Isso porque a troca cultural e a experiência vivida em outro país aguça sua sagacidade e acrescenta bagagem cultural e social para te tornar um profissional requisitado pelo mercado de trabalho.

 

128 visualizações
bottom of page