Quem somos

CEP - Como Estudar em Portugal  auxilia os estudantes brasileiros, desde a sua escolha de curso, universidade, inscrição à candidatura, documentos, vistos, moradia e todo o planejamento para realizar o sonho de fazer uma universidade no exerior.

Leia Mais sobre o CEP

Facebook

Instagram

Contato
CEP Como Estudar em Portugal
Cnpj: 10.399.226/0001-60
SÃO PAULO
Rua Flórida, 1.758 - 9º andar
Brooklin - São Paulo - SP
+55 11 3777 9356
PORTO

Avenida de França, 256, Loja 46

Edifício Capitólio - 4050-278

Porto - Portugal

+351 224 955 311

Parceiros

Estudar em Portugal: com e sem nota do ENEM

November 2, 2019

São ótimas as possibilidades para o estudante iniciar o processo de aceitação em uma das Universidades de Portugal, ainda este ano.

 

Estudar na Europa não é mais um sonho distante, Como Estudar em Portugal (CEP) traz a você os caminhos legais para sua graduação em Portugal, um dos países que o estudante encontra qualidade de ensino, segurança e ótimas condições de vida. Portugal é considerado a melhor porta para essa nova experiência social e profissional na Europa.
 

 

Com nota do ENEM
 

Como informamos anteriormente, a partir do próximo ano (2020) 41 universidades vão usar a nota do ENEM para ajudar no ingresso nas instituições de ensino Portuguesa. O candidato pode usar as notas dos três últimos anos do exame, mas não pode ter dupla cidadania. Cada Universidade tem um critério de nota mínima, em geral, acima de 500 pontos. 

 

O estudante precisa ter no currículo estudantil a carga horária e notas mínimas exigidas para ingresso na instituição. Lembrando que as notas no Brasil vão de 0 a 10 e em Portugal de 0 a 20, assim é necessário fazer a conversão para atingir a nota mínima.

 

Os documentos mais comuns solicitados pelas universidades:

  • Cópia do documento de identificação (passaporte);

  • Cópia do comprovante de conclusão do ensino médio;

  • Cópia do documento com as notas do ENEM;

  • Carta de apresentação (opcional)

  • Declaração de que cumpre todos os requisitos necessários para a candidatura.
     

Sem nota do ENEM  - Ano Zero
 

 

Ano zero é uma outra forma de estudar em Portugal. É um curso preparatório para entrar na graduação em Universidade Portuguesa, dura em média um ano. Funciona como um intensivão para estudantes. Os critérios para cursar o ano zero, são:

  • Não tenham efetuado ENEM reconhecido pela universidade em Portugal;

  • Tenham feito ENEM, mas não tenham nota mínima aprovação;

  • Tenham feito ENEM há mais de 3 anos.

O estudante precisa atingir as notas mínimas para ingresso na graduação escolhida. O programa é feito de acordo com o curso universitário que o aluno quer fazer, e as disciplinas serão direcionadas para que preparem os estudantes para esta graduação.
 

 

Valor do curso
 

 

O programa ano zero custa de 2.500€ a 7.000€ por ano, de acordo com a universidade e curso.
 

 

Universidades que possuem o programa ano zero
 

 

Não são todas as instituições que aceitam o estudante por meio do “Ano Zero”, veja abaixo algumas das universidades que atualmente contam com o programa para os estudantes internacionais:

 

 

 

Please reload