Quem somos

CEP - Como Estudar em Portugal  auxilia os estudantes brasileiros, desde a sua escolha de curso, universidade, inscrição à candidatura, documentos, vistos, moradia e todo o planejamento para realizar o sonho de fazer uma universidade no exerior.

Leia Mais sobre o CEP

Facebook

Instagram

Contato
CEP Como Estudar em Portugal
Cnpj: 10.399.226/0001-60
SÃO PAULO
Rua Flórida, 1.758 - 9º andar
Brooklin - São Paulo - SP
+55 11 3777 9356
PORTO

Avenida de França, 256, Loja 46

Edifício Capitólio - 4050-278

Porto - Portugal

+351 224 955 311

Parceiros

Alugar um imóvel em Portugal

August 30, 2019

Com o aumento da procura de brasileiros, encontrar um lugar para morar em Portugal pode se tornar uma tarefa árdua, por isso, fique atento às dicas de Como Estudar em Portugal para achar o seu lar doce lar.

 

Imagine a cena: você fez contato com Como Estudar em Portugal (CEP), solicitou assessoria personalizada para estudar e autorização para morar na Europa, depois de seguirmos todos os passos burocráticos por você. E aí, onde morar? Dá um friozinho na barriga se imaginar nessa situação, isso se dá não só por enfrentar o desafio em um país novo, mas também porque nem sempre é fácil achar um lar para chamar de seu. O bom de tudo isso, é que o CEP te orienta e indica maneiras seguras de resolver a questão.

 

Para começar, é importante dizer que para morar legalmente em Portugal é necessário visto de estudo, trabalho, empreendedor, startup ou visto de aposentado como informamos anteriormente em nosso blog

 

Veja as orientações

 

De maneira geral, as medidas para locação adotadas no Brasil, como pesquisa de mercado e vistoria do imóvel podem (e devem) ser utilizadas em Portugal. Assim como no Brasil, o custo é maior nos centros urbanos comparado às regiões mais distantes. Cidades mais populosas e com fluxo turístico maior também custam mais. A diferença pode considerável; no levantamento que fizemos em portais de aluguel e venda de imóveis mostrou que o aluguel de um quarto em Braga pode custar por volta de 250 euros. Já em Lisboa, cobra-se cerca de 450 euros por mês.  O valor do apartamento em Braga fica por volta de 500 euros, e na cidade de Lisboa 700 euros. Ambos os exemplos são de apartamento com um quarto, o que eles chamam de T1.

 

Falando na Cidade de Braga, uma reportagem do Jornal “O Globo”, mostra que Braga tem sido a cidade mais procurada por brasileiros: “Os novos habitantes buscam um custo de vida mais barato que Porto e Lisboa, mas com a vantagem de morar em uma cidade com bons serviços públicos, estímulo ao empreendedorismo e segurança. O aumento do fluxo é visível nas ruas bracarenses desde 2015. O salto dos 3.119 daquele ano para quase o dobro foi intenso”, relatou o repórter Gian Amato, em texto publicado em Agosto de 2019.

 

 

O Jornal O Estado de São Paulo, também analisou o mercado imobiliário Português: “Está difícil encontrar casas a preços acessíveis. Além disso, para brasileiros, muitas vezes os locadores exigem 12 aluguéis adiantados”, alerta Cyntia de Paula, presidente da associação Casa do Brasil, que dá orientações aos recém-chegados. Entre 2013 e 2018, os preços dos imóveis cresceram 46%, de acordo com o grupo Confidencial Imobiliário. Reportagem publicada em julho deste ano.

 

O gasto correspondente à moradia é significativo no orçamento, por isso a procura requer minúcia, não só pelo valor do imóvel em si, mas pelo acesso fácil ao trabalho e local de estudos. Muitas pessoas driblam a dificuldade de encontrar o local definitivo para morar, então a solução é ir se hospedando no Airbnb, hotel ou hostel enquanto localizam o melhor local para chamar de lar doce lar. 

 

 

Veja algumas dicas que o CEP elaborou para você;

  • Verifique a classificação energética, influencia no valor mensal da energia elétrica. 

  • Verifique se o aquecimento da água é elétrico ou a gás. 

  • Se as janelas possuem vedação e vidros duplos, no inverno faz diferença. 

  • Se possui aquecimento central, caso contrário pode ser necessário investir em aquecedores no inverno. 

  • Problemas de infiltração, umidade, mofo, isso agrava inclusive no inverno e com as chuvas. 

  • Verifique se bate sol no imóvel é ótimo, menos umidade, casa mais aquecida. 

  • Cozinha equipada? Veja se os eletrodomésticos estão em condições para uso. 

  • NÃO realize qualquer tipo de transação bancária, sem antes ver o imóvel e conversar com o proprietário. De preferência realize o pagamento na hora de assinar o contrato. 

  • Leia o contrato todo. Veja quais as condições de reparo da casa, dos eletrodomésticos, tempo do contrato e principalmente o combinado para a quebra do mesmo. 

  • Localização, dê preferência a imóveis com comércio ao redor, perto de transporte público. 

  • Se informe se é uma região segura e tranquila pra viver, andar a noite.
     

O CEP firmou parceria com a Uniplaces para facilitar na escolha do seu imóvel.  A Uniplaces é uma startup portuguesa, que criou uma plataforma online onde os estudantes são os principais utilizadores e hóspedes. A Uniplaces resolve todos os seus problemas para reservar um quarto ou apartamento de forma segura na Europa. Mas, não é só para estudante a plataforma, a Uniplaces também tem opções para alugar casas inteiras e quartos para qualquer pessoa e para famílias que estão de mudança para outra cidade ou país. Existem opções por um mês ou mais tempo. Para obter 10% de desconto na taxa de serviço use o cupom: CEEPT19. 

 

 

 

 

Os melhores sites para reserva temporária são: 

 

Os melhores sites para alugar direto com os proprietários são: 

 

Conheça algumas das imobiliárias presentes em território português. São elas: 

 

 

Please reload