Quem somos

CEP - Como Estudar em Portugal  auxilia os estudantes brasileiros, desde a sua escolha de curso, universidade, inscrição à candidatura, documentos, vistos, moradia e todo o planejamento para realizar o sonho de fazer uma universidade no exerior.

Leia Mais sobre o CEP

Facebook

Instagram

Contato
CEP Como Estudar em Portugal
Cnpj: 10.399.226/0001-60
SÃO PAULO
Rua Flórida, 1.758 - 9º andar
Brooklin - São Paulo - SP
+55 11 3777 9356
PORTO

Avenida de França, 256, Loja 46

Edifício Capitólio - 4050-278

Porto - Portugal

+351 224 955 311

Parceiros

Assistência médica em Portugal: como fazer?

August 17, 2019

Brasileiros que estão pensando em passear, morar e estudar em Portugal, precisam providenciar o PB4 e/ou seguro viagem internacional.

 

Ninguém espera ficar doente seja em uma viagem de férias ou em estadia mais longa, não é mesmo? Porém, se isso acontece a despesa pode ficar bem salgada e atrapalhar consideravelmente seus planos, caso o viajante não se resguarde com o seguro adequado. Mas, calma, calma, calma Como Estudar em Portugal está aqui para resolver o seu problema! Vamos te orientar quanto a importância de sair do Brasil com o PB4 e/ou seguro viagem internacional em mãos. 
 

Com o CDAM (Certificado de Direito à Assistência Médica), mais conhecido como PB4, emitido pelo Ministério da Saúde no Brasil, você pode usar o sistema de saúde português nas mesmas condições do que a população local. O acesso à saúde não é totalmente gratuito em Portugal, porém sem o CDAM/PB4 o custo pode ficar bem alto. Uma consulta de emergência chega a custar de 30 a 50 euros para quem não tem nenhum amparo e com o PB4 a consulta custa 5 euros e com seguro viagem internacional você não terá custo até o valor contratado especificado na apólice. 

 

 

 

 

CDAM/PB4

 

O CDAM - PB4 garante aos brasileiros as mesmas condições de atendimento médico em Portugal, Itália e Cabo Verde. Esse documento tem a validade de um ano e pode ser renovado sempre que necessário. O CDAM ou PB4 deve ser solicitado pessoalmente pelo requerente no Ministério da Saúde com os seguintes documentos:

  • Cópia e original do RG;

  • Cópia e original do CPF;

  • Cópia e original do passaporte;

  • Cópia e original do comprovante de residência no Brasil;

O PB4 só pode ser solicitado no Brasil e tem validade por 1 (um) ano, sendo permitida sua renovação 30 dias antes do término deste período.

 

 

Seguro Viagem Internacional

 

Os países europeus que integram o Tratado de Schengen exigem que os cidadãos internacionais tenham um seguro viagem internacional, com cobertura de até 30 mil euros para emergências médicas. O seguro viagem internacional permite cobertura que vai desde atendimento de emergência de saúde, repatriação sanitária e até extravio de malas. Um investimento que garante tranquilidade e segurança tanto para quem vai morar em Portugal (ou em qualquer outro país), quanto para quem vai a passeio.

 

A maioria dos seguros internacionais cobrem despesas médicas, hospitalares e odontológicas, despesas farmacêuticas, morte acidental, invalidez permanente ou parcial por acidente, traslado médico, extravio de bagagem, cancelamento, interrupção e extensão de viagem, garantia de viagem de regresso, regresso antecipado do segurado, retorno de acompanhantes, retorno de menores, despesas com assistência jurídica, adiantamento de fiança, regresso sanitário, traslado do corpo, despesas com fisioterapia, localização de bagagem, hospedagem após alta hospitalar, orientação em caso de perda de documentos, entre outros serviços.

 

A diferença do PB4 para o seguro viagem internacional está na cobertura e sua abrangência, o PB4 é um seguro saúde e a sua cobertura está limitada ao atendimento no sistema público de saúde em Portugal, Itália e Cabo Verde. O seguro viagem internacional abrange todos os países que assinaram o Tratado de Schengen e suas coberturas não se limitam somente em atendimentos de saúde.

 

Para quem vai viver por um período longo em Portugal, Itália ou Cabo Verde, a nossa dica é ter o PB4,  mas não abre mão da contratação de um seguro viagem internacional para os primeiros dias ou meses de moradia no país, pois sua chegada será mais tranquila e terá tempo para se adaptar ao novo sistema de saúde e acesso as regras de como utilizar o PB4.

 

Para aqueles que estão a passeio, trabalho e/ou estudos, por um período curto, a nossa dica é ter sempre um seguro viagem internacional e procure sempre uma empresa ou corretor de sua confiança.

 

Como Estudar em Portugal está à disposição para auxiliar na escolha do seguro, garantindo a sua chegada à Portugal  sem dor de cabeça. Fale conosco!

 

 

 

 

Please reload