Quem somos

CEP - Como Estudar em Portugal  auxilia os estudantes brasileiros, desde a sua escolha de curso, universidade, inscrição à candidatura, documentos, vistos, moradia e todo o planejamento para realizar o sonho de fazer uma universidade no exerior.

Leia Mais sobre o CEP

Facebook

Instagram

Contato
CEP Como Estudar em Portugal
Cnpj: 10.399.226/0001-60
SÃO PAULO
Rua Flórida, 1.758 - 9º andar
Brooklin - São Paulo - SP
+55 11 3777 9356
PORTO

Avenida de França, 256, Loja 46

Edifício Capitólio - 4050-278

Porto - Portugal

+351 224 955 311

Parceiros

Validar o diploma em Portugal é legal!

August 11, 2019

O processo de validação de diploma permite que o profissional exerça a sua profissão em Portugal.

 

O fato é que o mercado de trabalho está cada vez mais disputado em todas as profissões, por isso buscar o diferencial tem sido essencial para alcançar o sucesso e a visibilidade na carreira. Ponderando esses fatores que médicos, dentistas, psicólogos, arquitetos, advogados e centenas de outros profissionais estão buscando Portugal para ampliar seus conhecimentos, trabalhar e morar. Nos últimos tempos, o crescimento de brasileiros interessados em migrar para Portugal é evidente.

 

De acordo com dados oficiais do governo português, em 2018 o número de brasileiros, residentes legais registrados no país, atingiu a marca de 105 mil pessoas, o maior número desde 2012. Ir para a Europa legalmente é importante para conseguir emprego e estabilidade não só em Portugal, como nos demais países da União Europeia.

Entre a decisão de ir e a chegada à Portugal, o processo pode ser lento, burocrático e caro, caso não seja seguido o passo a passo corretamente, por isso “Como estudar em Portugal” exerce papel fundamental para que você não se perca em nenhuma das etapas burocráticas e nem desperdice recursos.

Portugal oferece aos filhos da terra e aos imigrantes a qualidade de vida, segurança, transporte público, saúde e uma taxa de desemprego menor do que no Brasil. Além da experiência singular de viver na Europa. Com o aumento da procura, o meio mais seguro de estar em terras lusitanas é fazer um curso superior - graduação, mestrado ou doutorado. Para isso é necessário ficar atento às etapas específicas de validação de diploma de cada área.

 

 

 

Documentos básicos para validação de diploma para todas as profissões

  • Diploma do curso superior;

  • Histórico escolar da Faculdade;

  • Carga horária;

  • Programa das disciplinas do curso superior;

  • Nota da médica geral com escala de notas;

  • Currículos acadêmico e profissional

  • Outros documentos poderão ser solicitados durante o processo.

 

Cada profissão possui um regulamento oficial quanto ao processo de validação do diploma. Já explicamos aqui como funciona para o diploma de medicina, medicina dentária, direito e engenharia e em breve vamos abordar o tema para outras profissões. Deixe comentário sobre quais áreas você gostaria de saber mais?

 

Entretanto, há profissões que não exigem a validação do diploma para atuar na área. Verifique o seu caso junto da Ordem da sua profissão.

 

É importante lembrar que cada universidade cobra um valor para o processo de validação do diploma e após a instrução e entregas dos documentos exigidos, o prazo para término do processo vai variar conforme regulamentos de cada profissão, pois em alguns casos poderá ser exigido que o requerente curse algumas matérias para obter a validação do diploma.

A validação de diploma não te deixa legal em Portugal. A validação te dá permissão para exercer sua profissão no país, mas será necessário ter uma autorização de residência e, assim, ficar completamente legal em Portugal.

 

 

 

 

Please reload