top of page
Foto do escritorComo estudar em Portugal

Médicos brasileiros são bem recebidos para trabalhar em Portugal


Em busca de qualidade de vida, médicos brasileiros vão atrás de novos desafios em Portugal.

De acordo com dados da pesquisa de demografia médica no Brasil, publicada em 2018, até 2020 teremos meio milhão de médicos no país. Essa é uma marca significativa para a população brasileira, mas mostra também que a concorrência vai se acirrando cada vez mais. Avaliando esse e outros fatores, está ocorrendo um movimento de migração desses profissionais para países como Portugal. Segundo dados da Ordem dos Médicos de Portugal, houve uma procura recorde para validação de diploma médico em 2018, processo que eles chamam de equivalência.

Em terras Portuguesas, a necessidade de profissionais na área da saúde é evidente, visto que existem apenas 50 mil médicos para 10 milhões de habitantes. O salário de médico está entre os maiores de Portugal, muito embora ainda seja menor do que no Brasil. Para início, a média salarial é de 2.000,00 euros (para médicos generalistas) a 4.300,00 euros (para especialistas). A vantagem, porém, da revalidação prévia, consiste na possibilidade de você ter esta inscrição no órgão de classe médica facilitada também para outros países, podendo o profissional optar por um exercício múltiplo de sua profissão, em vários países da Europa.

Após a validação do diploma, é possível trabalhar quem tem a cidadania europeia, ou então o imigrante brasileiro (sem cidadania) deve solicitar o pedido de visto de trabalho no Consulado de Portugal no Brasil. O pedido leva cerca de 90 dias para ser analisado.

Os médicos brasileiros são muito bem recebidos em Portugal, porém, até se estabelecer no país é necessário enfrentar um processo longo e burocrático, por isso, Como Estudar em Portugal cuida de todos os obstáculos e assessora para que você chegue em solo lusitano legalmente, pronto para validação de seu diploma.


 

301 visualizações
bottom of page