top of page

Como comprovar meios de subsistência para o visto de estudante?


Foram meses de ansiedade e uma espera que parecia não ter fim, mas valeu a pena e agora você já está matriculado na universidade e agora você precisa ter o visto de estudante para embarcar tranquilamente e não ter problema nenhum com a imigração.

Já comentamos em outro texto sobre como solicitar o visto de estudante mas muitos nos perguntaram o que é e como comprovar os meios de subsistências?

Para você entender melhor sobre como comprovar os meios de subsistência, segue algumas informações:



São os recursos estáveis e regulares que sejam suficientes para as necessidades essenciais do cidadão estrangeiro e, quando seja o caso, da sua família, designadamente para alimentação, alojamento e cuidados de saúde e higiene.

A referência da comprovação será o salário mínimo mensal de Portugal 665,00 euros (janeiro 2021). Veja como demonstrar:

  • Primeiro adulto - 100% do salário mínimo

  • Segundo ou mais adultos 50 % do salário mínimo

  • Crianças e jovens com idade inferior a 18 anos e filhos maiores a cargo 30 % do salário mínimo.

Vale ressaltar que consta a seguinte informação na legislação:

“O requerente de visto de residência para estudo ou para participação num programa de intercâmbio de estudantes deve dispor de meios de subsistência determinados por um período de 12 meses ou pelo número de meses de permanência do requerente, quando participe em programa de intercâmbio, podendo os rendimentos ser reduzidos a metade quando comprove ter assegurados, por qualquer forma, o alojamento ou até 90 % quando comprove ter também assegurada a alimentação.”

Os meios de subsistência em Portugal podem ser comprovados com os seguintes documentos:


  • Comprovante da bolsa de estudos que o aluno recebeu, onde conste o montante que lhe foi atribuído;

  • Termo de responsabilidade escrito por um familiar, dizendo que se responsabilizará por todas as despesas do aluno durante a sua estadia em Portugal. O termo deverá ser acompanhado de fotocópia da última declaração de imposto de renda desse responsável e conter a sua assinatura reconhecida;

  • Fotocópia da última declaração de imposto de renda do aluno, nos casos em que seja ele o responsável pela sua subsistência em Portugal.

Se você tiver intenção de trabalhar em Portugal, terá que comprovar da mesma forma os meios de subsistência, pois o visto de residência para fins de estudos só poderá ser solicitado no país de origem e neste caso você ainda não tem um trabalho legal para comprovar renda em Portugal.

Ainda tem dúvidas e quer ajuda da nossa equipe para ter sucesso no processo do seu visto?



 


23.614 visualizações
bottom of page