Portugal: um sonho profissional


Em evento na Câmara Portuguesa, o CEP vai explicar o processo para validar o diploma de médico em Portugal.

Como Estudar em Portugal (CEP) convida você a conhecer uma nova perspectiva profissional: o trabalho e aperfeiçoamento em terras Lusitanas. Para que você possa tirar dúvidas e entender quais os passos para solicitar equivalência do seu diploma (validação) de medicina e trabalhar legalmente além-mar, vamos nos encontrar na Câmara Portuguesa, no dia 08 de agosto de 2019, das 9h30 às 11hs. Trabalhar lá fora é uma excelente oportunidade para aprofundar conhecimento profissional, conciliado com uma bela viagem pelo mundo, é um sonho, não é mesmo? Um sonho cada vez mais realizável!

Portugal é um país acolhedor não só pela semelhança linguística, mas também pela cultura, culinária e belezas naturais. Quem deseja estudar, a graduação, mestrado e doutorado em Portugal é a oportunidade para novas e valiosas experiências aos estudantes brasileiros. Os cursos contemplam todas as áreas do conhecimento, porém é preciso informar a você que cada profissão tem sua maneira própria de ingresso.

MEDICINA

O médico, um dos profissionais mais cobiçados pelo mundo, pode pedir a equivalência de seu diploma em Portugal. Isso permitirá ao profissional exercer seu ofício em todos os países da União Europeia. Com a validação de diploma em mãos e a inscrição na Ordem dos médicos de Portugal, o doutor está autorizado a clinicar, inicialmente como médico generalista. Após esse processo, o médico pode solicitar a equivalência de sua especialidade médica.

Concluída esta etapa de equivalência, o médico pode clinicar nos 28 países que compõem a União Europeia, conforme regulamento de cada ordem dos médicos dos países do bloco.

PASSO A PASSO PARA FAZER EQUIVALÊNCIA (VALIDAÇÃO) DO DIPLOMA EM PORTUGAL

A equivalência do diploma é a comparação do conteúdo programático, duração do curso, histórico escolar e detalhes de cada disciplina cursada.

(Vale lembrar que o Brasil usa o sistema de notas de 0 a 10, em suas universidades. Já em Portugal, o aluno é avaliado de 0 a 20. Desta forma, as notas obtidas no Brasil são convertidas para o sistema português e precisam ficar dentro da média da instituição escolhida).

Outro ponto importante na ida dos médicos à Portugal, é a obrigatoriedade de realização de provas teóricas e práticas, apresentação de comprovante profissional com residência superior há 3 anos (com residência médica concluída).

Em 2019, houve modificação em relação a candidatura, que é feita a qualquer momento e a expectativa é que as universidades continuem realizando um único processo por ano com datas semelhantes às do edital de 2018. Sendo assim, o primeiro exame deve acontecer no início de 2020.

A universidade tem um prazo de 90 dias para análise da documentação e para informar se a sua validação será aceita e quais serão os próximos passos.

Para saber mais informações sobre o processo, leia o artigo no nosso blog Como validar diploma de medicina em Portugal

Já diziam os mais antigos que trabalhar no que gostamos não é trabalho, é prazer. E poder desfrutar desse prazer diante das belas paisagens Portuguesas, tomando um delicioso vinho português, ao som de um fado e comendo pasteis de Belém é um privilégio que Como Estudar em Portugal vai te ajudar a conseguir.

Fale conosco!

#portugal #diplomamedico #euro #uniaoeuropeia #universidadeportuguesa #validardiploma #comoestudaremportugal

Quem somos

CEP - Como Estudar em Portugal  auxilia os estudantes brasileiros, desde a sua escolha de curso, universidade, inscrição à candidatura, documentos, vistos, moradia e todo o planejamento para realizar o sonho de fazer uma universidade no exerior.

Leia Mais sobre o CEP

Facebook

Instagram

Contato
CEP Como Estudar em Portugal
Cnpj: 10.399.226/0001-60
SÃO PAULO
Rua Flórida, 1.758 - 9º andar
Brooklin - São Paulo - SP
+55 11 3777 9356
PORTO

Avenida de França, 256, Loja 46

Edifício Capitólio - 4050-278

Porto - Portugal

+351 224 955 311

Parceiros