Perguntas frequentes
O que é CEP - Como estudar em Portugal?
Quais as vantagens de estudar em Portugal?
O estudante brasileiro em Portugal, tem inúmeras vantagens, entre essas vantagens, podemos levar em consideração, o clima agradável, baixo custo de vida e familiaridade com a língua, que são alguns benefícios que faz os brasileiros escolherem Portugal para estudar.
O estudante estará vivenciando em universidades com tradição e qualidade, sendo que quatro universidades em Portugal estão entre as 500 melhores do mundo e poderá fazer intercâmbio na Europa e ter uma experiência cultural com outras línguas e costumes.
Quem pode se candidatar?
Candidatos com ENEM e sem ENEM
O estudante brasileiro em Portugal pode se candidatar a uma Universidade em Portugal através do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e, atualmente, algumas Universidades aceitam a nota do ENEM.
Sobre o método de classificação, cada Universidade possui a sua regra referente a nota mínima exigida e nos cursos de Medicina, Medicina Dentária e Medicina Veterinária o ENEM não é aceito, caso você não tenha nota do ENEM para concorrer a uma vaga nas Universidades de Portugal, você poderá fazer o concurso especial de acesso em Portugal, apresentando a equivalência do seu diploma no ensino secundário.
Para se candidatar com a nota do ENEM, aplica-se aos estudantes que:
-
Não têm nacionalidade portuguesa;
-
Não têm nacionalidade de um Estado-Membro da União Europeia;
-
Não tenham requerido o ingresso através dos regimes especiais de acesso e ingresso regulados e organizados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) do Governo Português;
-
Não estejam a frequentar a Universidade que irá se candidatar no âmbito de um programa de mobilidade internacional, acordos de intercâmbio com esse objetivo, ou de um ciclo de estudos em associação com uma ou mais instituições de ensino superior estrangeiras;
-
Tenham nacionalidade estrangeira, diferente de um Estado-Membro e residam legalmente em Portugal há menos de dois anos, de forma ininterrupta, em 31 de agosto do ano em que pretendam ingressar, bem como os filhos que com eles residam legalmente;
-
Sejam simultaneamente cidadãos de Estado-Membro da União Europeia, no qual não tenham residência habitual, e nacionais de outro país estrangeiro, que permita a aplicação do estatuto.
Posso fazer equivalência e reconhecimento de estudos/diplomas?
Para validar um diploma em Portugal não é tarefa fácil e não existe uma regra, pois cada caso é um caso e muitas coisas podem mudar dependendo da área de estudo.
Existem duas formar de validar o diploma em Portugal, uma é o reconhecimento de diploma e o outro é a equivalência de diploma, são duas coisas diferentes
RECONHECIMENTO
Para reconhecer o diploma brasileiro, é necessário fazer o reconhecimento do nível superior com análise curricular e atribuição de grau, que será comparada ao ensino universitário português.
EQUIVALÊNCIA
A equivalência diz qual o grau obtido no Brasil, com análise do conteúdo e duração, área científica e análise do diploma, histórico escolar, conteúdo e disciplinas. A equivalência poderá ser feira para Graduação, Mestrado e Doutorado.
Para fazer equivalência ou reconhecimento do diploma em Portugal, o aluno deverá escolher a Universidade e cada uma possui regras e procedimentos bem diferentes.
Quais são as Universidades que aceitam notas do ENEM?
Atualmente são 44 universidades portuguesas que adotam a nota do ENEM como critério de seleção para estudantes brasileiros em Portugal.
CESPU